
*Desconto válido nas compras acima de R$ 1.500 realizadas através do e-commerce Lincoln Joias, não cumulativo.
As alianças fazem parte de nossas vidas há décadas. Seja em namoros, noivados, casamentos, elas são usadas para marcar momentos especiais e simbolizam a união entre pessoas que se amam. Mas como isso tudo aconteceu? De onde surgiu essa tradição e como ela se popularizou pelo mundo todo?
Continue lendo e nós revelaremos pra você tudo que há por trás dessa história.
Como muitas das coisas que temos em nossa cultura, essa tradição veio do antigo Egito. Os Faraós foram os primeiros a usar o apetrecho e era uma promessa pública de que um compromisso seria honrado. O anel significava “por toda a eternidade”. Também passou a ser utilizado pelos gregos e romanos.
Mas, diferente de atualmente, os anéis não eram necessariamente usados em relacionamentos e matrimônios. Senadores, imperadores, sacerdotes usavam as alianças de ouro para simbolizar o seu comprometimento com suas escolhas e carreiras. As demais pessoas usavam o adereço confeccionado em prata ou ferro.
Foram os próprios egípcios os primeiros a trocarem os “anéis do amor”, feitos em couro ou tecido. Eles viam o anel como um círculo, um símbolo que não possui início e nem fim, representando a eternidade. Acreditavam que deveria ser usado no 4º dedo, pois é o dedo que liga uma veia que se conecta diretamente com o coração. Foi assim que o 4º dedo tornou-se o oficial para o uso da aliança de casamento.
Os Romanos adotaram o uso após o período de guerra, ao conquistar a Grécia. Ao converter o mundo greco-romano ao cristianismo romano, as alianças se tornaram obrigatórias a todos que eram casados. No entanto, para os homens romanos a aliança também era um símbolo de posse.
Mas foram os gregos que popularizaram de vez as alianças pelo restante do mundo. Alexandre, o grande foi o responsável por introduzir a tradição na cultura grega. Elas eram confeccionadas com ferro imantado, para simbolizar a atração entre os casais, mantendo os corações dos noivos sempre conectados. Eles também criaram a tradição do uso na mão esquerda.Para os gregos, elas significavam carinho e afeição.
Compromisso: A aliança de namoro simboliza um relacionamento que pretende ser duradouro. É a primeira aliança do casal e costuma ser usada quando os dois sentem que a relação está mais séria e estável. O tempo é uma escolha do casal, já que só eles sabem, de fato, o status da relação. Também é uma forma de externalizar a alegria pelo novo relacionamento e por conhecer alguém especial. Esse anel costuma ser na cor prateada, pode ser confeccionado em prata ou ouro branco e deve ser usado no dedo anelar da mão direita. Também é possível personalizar, com fios de ouro, pedras e detalhes.
Noivado: O anel de noivado é uma tradição americana e consiste em presentear a amada com uma joia ao fazer o pedido de casamento. Eles simbolizam a promessa da eternidade, fidelidade e união. As opções de anéis de noivado são as mais variadas, mas uma de suas principais características é ter uma pedra preciosa em evidência. Cores, modelos, tudo isso varia de acordo com o gosto do casal e, principalmente, da noiva que receberá o presente. O anel deve ser usado no dedo anelar da mão esquerda, porém, depois do casamento, pode ser transferido para o dedo anelar da mão direita para dar espaço a aliança de casamento.
Casamento: A aliança de casamento é o que simboliza o matrimônio, a união definitiva entre duas almas. Essa aliança é usada pelo casal e trocada no altar, diante da promessa de amor eterno. A aliança tradicional é dourada, feita em ouro. Porém, de alguns anos pra cá, os casais têm escolhido outras opções de coloração, largura e de modelos. Elas podem ser personalizadas com fios de prata, pedras preciosas, texturas diferentes, gravações. Mas o importante é lembrar que ela acompanhará o casal por toda a vida.
Bodas: Uma relação duradoura precisa de comemoração! Por isso, está cada vez mais comum que os casais façam comemorações de bodas de prata (25 anos), ouro (50 anos) e brilhantes (75 anos). Nessas comemorações, também há a substituição das alianças por um modelo mais atual, que representa a renovação dos votos de casamento. Também não há regras para a escolha do modelo, o importante é não deixar passar em branco uma data tão especial!
Agora que você já sabe um pouco da história dessa tradição tão bonita, que tal escolher a sua aliança? Lembre-se de sempre apostar em um fornecedor de qualidade e confiança, pois essas joias vão te acompanhar em todos os momentos do seu dia, durante muitos anos. Materiais e confecção de qualidade são fundamentais!
Conheça todas as opções de alianças da Lincoln e surpreenda-se com cada detalhe!
PRIMEIRACOMPRA