
*Desconto válido nas compras acima de R$ 1.500 realizadas através do e-commerce Lincoln Joias, não cumulativo.
Quem nunca sonhou em receber o pedido de casamento com um lindo anel de noivado sendo oferecido como presente pelo noivo? Essa é uma tradição que percorre gerações e já foi reproduzida nas histórias de ficção mais românticas do mundo. São inúmeros os filmes, livros, séries e novelas que representaram a cena e arrancaram suspiros de mulheres de todas as idades, gostos e classe social. E, claro, em versões de histórias da vida real também.
Série Friends
Filme 5 anos de noivado
Mas você sabe de onde surgiu essa tradição e como ela se espalhou pelo mundo? Nós fomos resgatar a história dos anéis de noivado e contar um pouco mais sobre esse símbolo tão bonito e significativo para os casais apaixonados.
Cerca de 2800 a.C, era comum que os homens usassem joias para simbolizar sua riqueza. Ao fazer o pedido de casamento e presentear a amada com um anel, era uma forma de dizer que a sua futura esposa também passaria a fazer parte de sua riqueza, de forma simbólica e romântica. Normalmente esses anéis eram feitos de ouro ou prata e eram usados pela vida toda, no dedo anelar esquerdo, pois eles acreditavam que nesse dedo existe uma veia que liga o dedo ao coração.
No início, esses anéis não tinham pedras, eram feitos apenas com o metal. O primeiro registro de um anel com diamantes foi na Áustria, em 1477. O Arquiduque Maximiliano da Áustria pediu a mão de Maria, a Duquesa de Borgonha, com um anel cravado com pequenos pedaços de diamantes que formavam a letra “M”.
Não demorou muito para que isso virasse tradição entre a realeza, porém, inacessível para a maioria da população devido ao valor da pedra. Com o tempo, outros formatos e pedras também passaram a ser usadas, como o rubi. Um dos modelos que ficou muito popular foi o anel com rubi em formato de coração.
Mas foi a famosa Tiffany & Co que revolucionou o mercado e fez o anel de diamantes se tornar o que é hoje. Em 1986 a marca lançou o Tiffany Setting, um anel com um único diamante cravado em seis garras. O design clássico fazia com que o diamante se projetasse para fora do aro e o brilho da pedra ganhasse ainda mais destaque. Ele agradou tanto que se tornou um padrão e uma das peças mais desejadas por mulheres do mundo todo.
Apesar do diamante ainda ser a pedra mais procurada quando o assunto é anel de noivado, muitos casais preferem pedras coloridas ou em formatos diferenciados, como é o caso do tão conhecido anel da Princesa Diana, da família real britânica, e que atualmente pertence à Princesa Kate Middleton. Esse anel foi feito com uma pedra safira azul contornada por diamantes e encantou a todos.
A Duquesa Kate e a Princesa Diana
Para te ajudar a fazer a escolha perfeita, separamos uma lista com os significados das principais pedras utilizadas em anéis de noivado. Assim você pode escolher a que melhor representa seus sentimentos ou a personalidade da pessoa amada.
Eles representam a eternidade. São pedras muito duras e resistentes, praticamente inquebráveis e, por isso, representam o que a maioria dos casais esperam da relação: algo indestrutível e duradouro. Seu brilho incolor também é ligado à verdade, à pureza e à perfeição.
É uma das gemas mais desejadas do mundo, simboliza a nobreza, a lealdade e a fé. Também está associada à proteção dos pensamentos, sabedoria e serenidade.
A esmeralda está relacionada ao amor, fertilidade e ao renascimento. Sua cor verde intensa é única e também está ligada à cura e restauração da saúde.
O rubi é uma pedra marcante tanto visualmente como pela sua simbologia. Seu vermelho chama a atenção por onde passa e seu significado está ligado ao amor intenso, à paixão e à vitória.
Essas são as principais pedras utilizadas em aneis de noivado, mas lembre-se que a única regra para a escolha do anel é que ele seja lindo aos olhos da pessoa amada. Portanto, use a criatividade e escolha algo único, marcante e que demonstre todo o seu sentimento.
Confira todas as opções em nosso site!
PRIMEIRACOMPRA