
*Desconto válido nas compras acima de R$ 1.500 realizadas através do e-commerce Lincoln Joias, não cumulativo.
Que as alianças de casamento são joias importantes para os casais, todo mundo já sabe. Mas você sabe como começou a tradição das alianças e os significados que elas carregam?
Neste texto, você conhecerá tudo sobre a tradição, o simbolismo e o significado das alianças de casamento, além de modelos belíssimos para inspirar você na sua escolha. Boa leitura!
A palavra aliança é originária do latim e deriva de alligare, que significa “relação de proximidade, união”.
Conta a história que, há mais de 4.800 anos, os Faraós do Antigo Egito já usavam adornos que simbolizavam a união entre duas pessoas, dando origem à tradição das alianças. Na época, as alianças de casamento consistiam em um anel feito de raízes entrelaçadas ou tramas de couro.
Para os egípcios, o círculo formado por este anel simbolizava a eternidade, a união de algo que não tinha começo nem fim e, mesmo que para eles o significado fosse belíssimo, outras culturas adotaram a tradição de usar alianças como uma forma de mostrar que a noiva já tinha “dono” e não estava mais disponível para outros pretendentes.
Quando o Egito foi invadido pelos gregos, estes se apossaram de alguns costumes e deram o próprio toque ao significado das alianças - ela deveria ser feita de ferro imantado. Já a escolha pelo dedo anelar da mão esquerda se deve ao fato da crença que eles tinham de que por ali passava uma veia ligada ao coração, fazendo com que o casal estivesse sempre com os corações conectados por causa das alianças.
Mas foi na Roma Antiga que se iniciou o costume de que as alianças de casamento fossem confeccionadas em metais nobres, tradição que permanece até hoje.
Leia também: Aliança tradicional: o guia definitivo para escolher a sua
O simbolismo das alianças de casamento vai muito além do que apenas representar que o casal assumiu um compromisso um com o outro. Essas joias, tão valiosas, representam uma união baseada em amor, fidelidade, eternidade e, principalmente, objetivos em comum. Além disso, segundo a tradição cristã, as alianças de casamento oficializam a relação do casal perante Deus e a sociedade.
Outro fato interessante sobre o simbolismo das alianças de casamento é o uso do ouro amarelo, escolha praticamente unânime entre os casais. A cor dourada, além da nobreza, representa a prosperidade e a fertilidade tão desejada pela grande maioria dos casais.
As alianças de casamento estarão presentes em todos momentos da vida de um casal e, muitas vezes, se tornam uma herança de família, fazendo com que a memória afetiva e os mais puros sentimentos que resultaram naquela união perpetuem por gerações.
No momento de escolher essas joias tão especiais, além de se levar em conta o significado das alianças de casamento, é importantíssimo que o casal escolha um modelo que combine com o estilo de ambos, que seja confortável e de qualidade. Afinal, elas não serão substituídas tão cedo. Resumindo, a escolha deve ser feita a dedo!
Continue a leitura e conheça os modelos de alianças de casamento ideais para cada estilo.
Minimalistas e elegantes, as alianças tradicionais são perfeitas para se usar junto de um aparador cravejado com diamantes, deixando-a ainda mais especial.
Aliança de Casamento Classic Bold em Ouro [2,5 mm]
Alianças de Casamento Slim Reta em Ouro [2 mm]
Alianças de Casamento Classic 3 com Diamante em Ouro [3mm]
Para quem gosta de opções mais sofisticadas e luxuosas, os modelos cravejados com diamantes são a escolha ideal.
PRIMEIRACOMPRA